Fizemos um trabalho sobre o espiritismo na escola,e eu decidi mostrar um pouco aqui no meu blog sobre essa religião tão sinistra.Afinal,espiritos existem ou naao?o que sabemos é que Espiritismo é o conjunto de crenças que consideram que a essência humana é baseada na existência de um espirito imortal, que pode estar entre os vivos ou não, admitindo vidas sucessivas (reencarnações) e a comunicação entre os vivos e os mortos, geralmente pelo intermédio de um médium, ou seja, um mediador. A expressão também designa a doutrina e práticas das pessoas que partilham esta crença.Segundo a visão espírita, os supostos fenômenos mediúnicos são registrados em diversos lugares e épocas da História, desde a Antiguidade, sob diversas formas. Como exemplo dessa visão de realidade religiosa, refere-se:
a prática ancestral de culto aos antepassados, venerando-os ou rendendo-lhes homenagens por meio de diversos rituais;
na cultura judaico-cristã encontram-se registados no Antigo Testamento, nomeadamente a proibição de Moisés à prática da "consulta aos mortos" (evidência da crença judaica nessa possibilidade, uma vez que não se proíbe aquilo que não é praticado), e, no Novo Testamento, a comunicação de Jesus com Moisés e Elias no Monte Tabor (Mt, 17:1-9).
na cultura da Grécia Antiga, a crença em que as almas dos mortos habitavam o submundo e que era possível entrar em contacto com eles, cuja referência mais conhecida encontra-se na Odisséia. Ali Homero narra que Odisseu,(Ulisses), rei de Ítaca realiza um ritual conforme indicações da feiticeira Circe, logrando conversar com as almas de sua mãe e dos seus companheiros, que haviam soçobrado durante a Guerra de Tróia. Em época posterior, registram-se os comentários de Platão sobre o "dáimon" ou gênio que acompanharia Sócrates.
os povos Celtas acreditavam que os espíritos regressavam ao mundo dos vivos em certas ocasiões ("Samhain"), crença essa que se encontra na origem das populares festas de "halloween".
na Idade Média, a persistência popular de crenças em superstições e amuletos para obter protecção.
na Idade Moderna, as narrativas sobre fantasmas e assombração de locais, ilustrada, por exemplo, pela peça de teatro Hamlet, em que o dramaturgo inglês William Shakespeare apresenta o fantasma do rei assassinado demandando vingança ao protagonista, seu filho.
Os xamãs dos povos "primitivos" da Ásia e Oceania, também afirmam ter o dom de comunicação com o além. Entre a população nativa americana, apenas o xamã (feiticeiro) tinha o poder de comunicar com os deuses e espíritos, fazendo a mediação entre eles e os mortais. A principal função do xamã era a de assegurar a ajuda do mundo dos espíritos, incluindo o Espírito Supremo, para benefício da comunidade. Tal como os xamãs, os curandeiros na América Latina, são capazes de aceder ao mundo dos espíritos. A actuação a este nível, envolve não só o uso de orações, mas também a consulta de guias espirituais ou espíritos superiores.
Actualmente é comum adotar-se a data de 31 de março de 1848, início do fenómeno das Irmãs Fox (ainda que anos mais tarde tenham confessado a fraude e, posteriormente, desmentido a confissão), como marco inicial das modernas manifestações mediúnicas, quando se inicia uma fase de manifestações mais ostensivas e freqüentes do que jamais ocorrera, particularmente nos Estados Unidos da América e na Europa, o que levou muitos pesquisadores a se debruçarem sobre tais fenômenos.
Entre esses pesquisadores destacou-se o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde, sob o pseudônimo de Allan Kardec, com base em uma série de relatos psicografados, publicou O Livro dos Espíritos.Não existe uma regra geral que oriente a realização de uma sessão espírita. Elas costumam ser voltadas para um fim específico, como livrar uma pessoa do consumo de drogas ou da presença de um espírito indesejado. “O Espiritismo não tem nenhum tipo de ritual nem adota nenhuma fórmula”, diz Wlademir Lisso, diretor do departamento de Assistência Espiritual da Federação Espírita do Estado de São Paulo. No entanto, alguns personagens estão presentes em todas as sessões espíritas: o doutrinador, que orienta a realização da sessão; os médiuns, que dão passes e fazem comunicações mediúnicas (ligações entre os espíritos encarnados – vivos – e os desencarnados – mortos); e os fiéis.O cenário onde ocorrem as sessões também costuma ter características próprias. Nas salas dos centros espíritas, estão dispostas cadeiras em círculos ou fileiras e uma mesa coberta com toalha branca, sobre a qual ficam um livro espírita, um jarro com água e um aparelho de som que costuma tocar músicas suaves, tudo iluminado sobriamente. As sessões são abertas por uma prece feita pelo doutrinador, que pede proteção aos espíritos de luz, seguida da leitura de trechos de livros espíritas ou da Bíblia e da vibração (concentração em pensamentos positivos). Uma nova prece agradece os espíritos e encerra a sessão. Em seguida, os médiuns dão passes nos fiéis. A água do jarro, que foi transformada pelos bons espíritos durante a vibração, pode ser bebida pelos fiéis após a sessão ou levada para casa em garrafas.“O procedimento não é igual de centro para centro. Ao contrário do que se imagina, não é em toda sessão que os médiuns recebem espíritos”, afirma a antropóloga Ceres de Carvalho Medina, da PUC de São Paulo. Nem mesmo as preces feitas na abertura e encerramento das sessões são as mesmas. “Apesar de usar o Pai-Nosso do Cristianismo, os espíritas não fazem preces formais ou escritas”, diz ela.A especialização das sessões segue os dois dos princípios básicos do Espiritismo: estudo e mediunidade. As sessões de estudo servem para interiorizar a doutrina espírita e incluem leitura, exposição de textos, debates, palestras e produção de artigos. “O Espiritismo é uma religião letrada, em que há valorização do estudo”, afirma a antropóloga Maria Laura de Castro Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Prova disso é a preparação que os médiuns devem fazer antes de começar a atender os fiéis. “Nos centros mais rigorosos, eles fazem cursos de desenvolvimento mediúnico que podem durar até quatro anos”, diz Ceres.A mais importante entre as sessões mediúnicas é a de desobsessão, em que o médium tenta tirar o domínio de um espírito sobre a pessoa. Na Federação Espírita de São Paulo, existem sessões específicas para atendimento de portadores do vírus HIV, usuários de drogas e pessoas com tendência ao suicídio. Há ainda sessões para cura de doenças e de psicografia de mensagens enviadas por espíritos.Nosso trabalho foi baseado nas sessões espiritas,e tomamos conhecimento de casos de espiritismo,e nossa conclusão disso é,espiritos existem siim!!e tivemos a presença de um enquanto faziamos esse trabalho aqui em ksa.Apesar de toda a minha equipe ter sua própria religião,foi interessante aprendermos um pouco sobre essa.Apesar deu ser católica,gosto de ter conhecimento das coisas,e isso foi uma grande oportunudade pra aprendermos a respeitar todas as religiões.
a prática ancestral de culto aos antepassados, venerando-os ou rendendo-lhes homenagens por meio de diversos rituais;
na cultura judaico-cristã encontram-se registados no Antigo Testamento, nomeadamente a proibição de Moisés à prática da "consulta aos mortos" (evidência da crença judaica nessa possibilidade, uma vez que não se proíbe aquilo que não é praticado), e, no Novo Testamento, a comunicação de Jesus com Moisés e Elias no Monte Tabor (Mt, 17:1-9).
na cultura da Grécia Antiga, a crença em que as almas dos mortos habitavam o submundo e que era possível entrar em contacto com eles, cuja referência mais conhecida encontra-se na Odisséia. Ali Homero narra que Odisseu,(Ulisses), rei de Ítaca realiza um ritual conforme indicações da feiticeira Circe, logrando conversar com as almas de sua mãe e dos seus companheiros, que haviam soçobrado durante a Guerra de Tróia. Em época posterior, registram-se os comentários de Platão sobre o "dáimon" ou gênio que acompanharia Sócrates.
os povos Celtas acreditavam que os espíritos regressavam ao mundo dos vivos em certas ocasiões ("Samhain"), crença essa que se encontra na origem das populares festas de "halloween".
na Idade Média, a persistência popular de crenças em superstições e amuletos para obter protecção.
na Idade Moderna, as narrativas sobre fantasmas e assombração de locais, ilustrada, por exemplo, pela peça de teatro Hamlet, em que o dramaturgo inglês William Shakespeare apresenta o fantasma do rei assassinado demandando vingança ao protagonista, seu filho.
Os xamãs dos povos "primitivos" da Ásia e Oceania, também afirmam ter o dom de comunicação com o além. Entre a população nativa americana, apenas o xamã (feiticeiro) tinha o poder de comunicar com os deuses e espíritos, fazendo a mediação entre eles e os mortais. A principal função do xamã era a de assegurar a ajuda do mundo dos espíritos, incluindo o Espírito Supremo, para benefício da comunidade. Tal como os xamãs, os curandeiros na América Latina, são capazes de aceder ao mundo dos espíritos. A actuação a este nível, envolve não só o uso de orações, mas também a consulta de guias espirituais ou espíritos superiores.
Actualmente é comum adotar-se a data de 31 de março de 1848, início do fenómeno das Irmãs Fox (ainda que anos mais tarde tenham confessado a fraude e, posteriormente, desmentido a confissão), como marco inicial das modernas manifestações mediúnicas, quando se inicia uma fase de manifestações mais ostensivas e freqüentes do que jamais ocorrera, particularmente nos Estados Unidos da América e na Europa, o que levou muitos pesquisadores a se debruçarem sobre tais fenômenos.
Entre esses pesquisadores destacou-se o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde, sob o pseudônimo de Allan Kardec, com base em uma série de relatos psicografados, publicou O Livro dos Espíritos.Não existe uma regra geral que oriente a realização de uma sessão espírita. Elas costumam ser voltadas para um fim específico, como livrar uma pessoa do consumo de drogas ou da presença de um espírito indesejado. “O Espiritismo não tem nenhum tipo de ritual nem adota nenhuma fórmula”, diz Wlademir Lisso, diretor do departamento de Assistência Espiritual da Federação Espírita do Estado de São Paulo. No entanto, alguns personagens estão presentes em todas as sessões espíritas: o doutrinador, que orienta a realização da sessão; os médiuns, que dão passes e fazem comunicações mediúnicas (ligações entre os espíritos encarnados – vivos – e os desencarnados – mortos); e os fiéis.O cenário onde ocorrem as sessões também costuma ter características próprias. Nas salas dos centros espíritas, estão dispostas cadeiras em círculos ou fileiras e uma mesa coberta com toalha branca, sobre a qual ficam um livro espírita, um jarro com água e um aparelho de som que costuma tocar músicas suaves, tudo iluminado sobriamente. As sessões são abertas por uma prece feita pelo doutrinador, que pede proteção aos espíritos de luz, seguida da leitura de trechos de livros espíritas ou da Bíblia e da vibração (concentração em pensamentos positivos). Uma nova prece agradece os espíritos e encerra a sessão. Em seguida, os médiuns dão passes nos fiéis. A água do jarro, que foi transformada pelos bons espíritos durante a vibração, pode ser bebida pelos fiéis após a sessão ou levada para casa em garrafas.“O procedimento não é igual de centro para centro. Ao contrário do que se imagina, não é em toda sessão que os médiuns recebem espíritos”, afirma a antropóloga Ceres de Carvalho Medina, da PUC de São Paulo. Nem mesmo as preces feitas na abertura e encerramento das sessões são as mesmas. “Apesar de usar o Pai-Nosso do Cristianismo, os espíritas não fazem preces formais ou escritas”, diz ela.A especialização das sessões segue os dois dos princípios básicos do Espiritismo: estudo e mediunidade. As sessões de estudo servem para interiorizar a doutrina espírita e incluem leitura, exposição de textos, debates, palestras e produção de artigos. “O Espiritismo é uma religião letrada, em que há valorização do estudo”, afirma a antropóloga Maria Laura de Castro Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Prova disso é a preparação que os médiuns devem fazer antes de começar a atender os fiéis. “Nos centros mais rigorosos, eles fazem cursos de desenvolvimento mediúnico que podem durar até quatro anos”, diz Ceres.A mais importante entre as sessões mediúnicas é a de desobsessão, em que o médium tenta tirar o domínio de um espírito sobre a pessoa. Na Federação Espírita de São Paulo, existem sessões específicas para atendimento de portadores do vírus HIV, usuários de drogas e pessoas com tendência ao suicídio. Há ainda sessões para cura de doenças e de psicografia de mensagens enviadas por espíritos.Nosso trabalho foi baseado nas sessões espiritas,e tomamos conhecimento de casos de espiritismo,e nossa conclusão disso é,espiritos existem siim!!e tivemos a presença de um enquanto faziamos esse trabalho aqui em ksa.Apesar de toda a minha equipe ter sua própria religião,foi interessante aprendermos um pouco sobre essa.Apesar deu ser católica,gosto de ter conhecimento das coisas,e isso foi uma grande oportunudade pra aprendermos a respeitar todas as religiões.
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